sábado, 6 de novembro de 2010

Promotora de Justiça denuncia 28 pessoas investigadas na Operação Stone.

A Promotora de Justiça titular da 3ª Promotoria da Comarca de Pau dos Ferros/RN, Dra. Patrícia Antunes Martins, protocolou, neste dia 05/11/2010, denúncia contra os envolvidos no tráfico de drogas no estado do Rio Grande do Norte e Ceará, deflagrados na operação Stone, ocorrida no mês de agosto de 2010. O Delegado Regional de Polícia Civil de Pau dos Ferros, Inácio Rodrigues de Lima Neto, havia indiciado 16 (dezesseis) pessoas por tráfico de drogas.
O Inquérito Policial, com 04 volumes, foi autuado na Vara Criminal da Comarca de Pau dos Ferros/RN, sob o número 0001857-70.2010.8.20.0108 e em seguida aberto vista ao Ministério Público para se pronunciar. De posse dos autos a Promotora de Justiça, Patrícia Antunes Martins, através de uma peça de denúncia com 183 páginas, denunciou 28 (vinte e oito) pessoas, na sua maioria pela tipificação dos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/2006 (tráfico de drogas e associação para o tráfico). Trate-se de um dos processos mais complexos em tramitação, atualmente, na Vara Criminal, seja pelo grande volume dos autos como também pela grande quantidade de pessoas, ainda, presas e, agora, denunciadas. Os autos foram conclusos ao magistrado Rivaldo Pereira Neto para se manifestar acerca do recebimento ou não da denúncia ofertada pelo Ministério Público.
Histórico da Operação Stone:
A operação Stone foi uma investigação promovida por policiais civis da Delegacia Regional de Polícia Civil de Pau dos Ferros resultou em três operações com o objetivo de desarticular uma organização criminosa interestadual de traficantes de drogas com atuação no Rio Grande do Norte, Ceará e São Paulo. A ação contou com participação das polícias Civil e Militar do Ceará e resultaram na prisão de 35 pessoas e na apreensão de armas, drogas, dinheiro e veículos.

A droga que abastecia a região do Jaguaribe, no Ceará, e o Alto Oeste do RN vinham, segundo o delegado Inácio Rodrigues, de São Paulo através de caminhoneiros. O grupo abastecia traficantes menores em Pau dos Ferros, São Miguel, Alexandria, Rodolfo Fernandes, Apodi e Mossoró. No Ceará as cidades abastecidas pelo bando eram Fortaleza, Russas, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Jaguaribe, Nova Jaguaribe, Iracema e Irerê. O delegado acredita que a investigação desmantelou as duas pontas do tráfico: “dos distribuidores aos traficantes menores”. Outros acusados foram presos no curso da investigação.

A operação Stone foi fruto de um trabalho conjunto entre o Juízo de Direito da Vara criminal de Pau dos Ferros, o setor de inteligência da Delegacia Regional de Polícia Civil de Pau dos Ferros, tendo como titular o Bel. Inácio Rodrigues de Lima Neto e a atuação dos Promotores de Justiça Patrícia Antunes Martins e Andre Nilton.

Todos os pedidos relacionados à operação Stone, foram apreciados e deferidos pelo magistrado Rivaldo Pereira Neto, Juiz de Direito da Vara Criminal de Pau dos Ferros que busca, juntamente, com a Policia Civil, Militar e Ministério Público acabar com a ação de traficantes de entorpecentes na região oeste do Estado do Rio Grande do Norte.

Números da operação Stone:
- 35 presos;
- 34 mandados de busca e apreensão cumpridos no RN e CE;
- 25 quilos de maconha apreendidos, pedras de crack e papelotes de cocaína;
- Munições, um fuzil calibre 762, dois revólveres 38 e duas pistolas (calibres 380 e .40) apreendidas;
- Dois automóveis Gol apreendidos e duas motos;
- Cerca de R$ 10 mil apreendidos;
- Duas residências e uma motocicleta com o seqüestro de bens decretados pela Justiça por terem sido obtidos com dinheiro do tráfico;
- Quatro contas bancárias bloqueadas.

A rota do tráfico

Paraguai » São Paulo » Ceará (Região do Jaguaribe)» Rio Grande do Norte (Pau dos Ferros, São Miguel, Alexandria, Rodolfo Fernandes, Apodi e Mossoró).

0 comentários:

Postar um comentário

 
Cosme Júnior