Historia do Município

O município teve o seu povoamento iniciado na segunda metade do século XIX, em face dos recursos naturais disponíveis, que contribuiriam para o desenvolvimento de inúmeras atividades econômicas, tais como agricultura, pecuária e a pesca. Uma demonstração disto é que a maioria das comunidades rurais, inclusive a sede do município, foi formada as margens do Rio Apodi – Mossoró, haja vista a fertilidade do solo e facilidade para explorá-lo.

A partir deste período foram se formando pequenos núcleos familiares nas atuais comunidades rurais de Gangorra, Espaduado, Vazinha (atual sede do município), Maretas e Malhada Alta.

Ao longo do curso do Rio Apodi-Mossoró foram formando, principalmente, no período de estiagem, pequenas Várzeas, que eram pontos de paradas, onde os vaqueiros seguindo a rota das estradas-das-boiadas deixavam o gado solto nas propriedades - que não eram cercadas - para descanso e alimentação a fim de agüentar e não chegar magro no mercado onde se dava o abate e a comercialização.

Era comum, a comunicação entre os vaqueiros, ao afirmar que o gado se encontravam alimentando nas várzeas, depois varzinha e devido ao costume local tonou-se Vazinha. Este povoado foi elevado a Distrito através da Lei Estadual nº 56 de 21-12-1953 e passou a usar o nome de Rafael Fernandes.

Foi elevado à categoria de município com a denominação de Rafael Fernandes, pela Lei Estadual nº 2964, de 22-10-1963, de autoria do Deputado Estadual Israel Ferreira Nunes, na gestão do Ex-Governador Aluisio Alves, sendo desmembrado de Pau dos Ferros. Foi instalado em 07/02/1965, tendo como primeiro Prefeito Constitucional o senhor Antonio Justino de Oliveira. Desde que foi instaurado, o município de Rafael Fernandes teve 09 (nove) gestores.

BIOGRAFIA DE RAFAEL FERNANDES GURJÃO.

Segundo o Escritor Câmara Cascudo Rafael Fernandes Gurjão (1891-1952), nasceu em Pau dos Ferros e faleceu no Rio de Janeiro. Médico em 1912, na Faculdade do Rio de Janeiro. Industrial, negociante, político. Deputado Estadual, 1918-1820, reeleito para 1921-1923, substituiu o Dr. Almeida Castro na Câmara dos Deputados, de 1922 a 1930, quando o Legislativo foi dissolvido pela Revolução de Outubro. Governador do Estado, eleito pela Assembléia, administrou de outubro de 1935 a novembro de 1937 como Governador, e deste mês a julho de 1943 como Interventor Federal, sete anos, oito meses e quatro dias, o mais longo período em toda a História norte-rio-grandense. Seu governo foi operoso, dedicado e realizador. Regressou à Capital da República, retomando a direção de seus negócios, em cujo exercício faleceu.

ASPECTOS GEOGRÁFICOS:

1 - Localização, Clima, Relevo.
Localizado na microrregião de Pau dos Ferros, segundo o IBGE e na Zona Homogênea do Planejamento do Alto Apodi, segundo o IDEMA. Possui uma área de 78,23 km², o que equivale a 0,18% da superfície estadual. A Altitude da Sede é de 227 metros e está a uma distância 407 km em relação a capital do estado Natal.

O município limita-se:

Norte – Pau dos Ferros e Encanto
Sul – Marcelino Vieira, Riacho de Santana e José da Penha
Leste – Marcelino Vieira e Pau dos Ferros
Oeste – Água Nova, Riacho de Santana e Encanto
O clima muito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o outono. Vegetação de caráter mais seco, com abundância de cactáceas e plantas de porte mais baixo e espalhado. Entre outras espécies destacam-se a jurema-preta, mufumbo, faveleiro, marmeleiro, xique-xique e facheiro.
A Altitude varia entre 200 a 400 metros de altitude. Está situado na Depressão Sertaneja - terrenos baixos situados entre as partes altas do Planalto da Borborema e da Chapada do Apodi.

2 – População:

O gentílico é Rafaelense. De acordo com o censo de 2010 do IBGE o municio de Rafael Fernandes tem uma população de 4692 pessoas, sendo 2328 homens e 2364 mulheres. A população urbana é de 2709 pessoas e a população rural é de 1983 pessoas.

3 - Recursos Hidricos:

Os maiores reservatórios de água no município é o Açude da Gangorra ou Santana com capacidade para 7 000 000 metros cúbicos d’agua e o açude Maretas com 3 587 000 metros cúbicos d’agua.

 
Cosme Júnior