Espaço cultural

O Reisado - dança popular profano-religiosa, de origem portuguesa, com que se festeja a véspera e o Dia de Reis – Nas décadas de 1930 e 1940 o reisado foi apresentado no sítio Gangorra, por iniciativa e dedicação do senhor Tomé Anastácio Ferreira que também dançava Rei Careta nesta região.

Na poesia o município de Rafael Fernandes é terra de grandes poetas dentre eles Inocêncio Alves da Costa, vulgo Inocêncio Gato, in memorian, é um dos maiores poetas que o município conheceu. O velho poeta tinha uma faculdade admirável de memorizar as suas criações. Após a composição de um soneto, uma décima, ou seja, que estilo for que brotasse instantaneamente do seu estro ficava registrado para sempre em sua mente.

Outro poeta de destaque no município é João Agostinho do Nascimento. Puro representante da poesia popular nordestina, do estilo cordeliano tão difundido e apreciado pelos nossos sertões. Popularmente cognominado João Grande, é Norteriograndense de Rafael Fernandes, nasceu no sitio Malhada Alta.

Lançou em março de 2008 o livro intitulado “Encontro com a natureza”, nesta obra o poeta retrata a realidade do nosso dia-a-dia, martírios do homem da roça enfrentando a seca que castiga e mata, deixando suas vidas marcadas pela resistência do ser, lapidadas pela mãe natureza.

Além dos citados poetas, temos o Poeta Damião Metamorfose escritor de vários Cordéis e premiado nos congressos de poesias no município e no estado. Acrescentem-se, ainda, os nomes de J. Neto, Gregório, Aridiana, Lucicleide, Iolanda Pinto dentre tantos outros que tornam o município de Rafael Fernandes mais conhecido através das suas belas poesias.

Entre os principais eventos festivos realizados no município de Rafael Fernandes, podemos elencar: A Vaquejada (realizada no mês de julho); a festa de emancipação política do município, comemorada de 21 de outubro, data em que o município se desmembrou de Pau dos Ferros; o dia 13 de dezembro, que faz referência a Santa Luzia, padroeira do município. Além destas, destacam-se ainda o carnaval (realizado , em data móvel, antes da Quarta-Feira Santa), as festas juninas que são realizadas no mês de junho, na cidade e nas comunidades rurais, a exemplo do tradicional São João na Escola Estadual Bernardino Rodrigues no Sítio Gangorra, que contam com a participação de pessoas vindas dos mais diversos lugares; a festa de Santo Agostinho realizada na Comunidade Malhada Alta, que é realizada no mês de agosto e o Fest Jovem que a micareta realizada em Rafael Fernandes, no mês de dezembro.

 
Cosme Júnior