domingo, 24 de outubro de 2010

Distrito de Rafael Fernandes.

Continuando a nossa pesquisa na tentativa de reconstruir os caminhos da história do Município de Rafael Fernandes, nos deparamos no ano de 1953 com a elevação do povoado de Varzinha para Distrito de Rafael Fernandes.

Dado o seu crescimento populacional, aliada as condições econômicas favoráveis à agricultura, pecuária e tendo em vista, ainda, a religião como forma de socialização e educação das famílias, fez com que o pequeno povoado de Varzinha fosse elevado, no ano de 1953, a Distrito de Pau dos Ferros.

A elevação se deu através da Lei Estadual nº 56 de 21-12-1953 e passou a usar o nome de Rafael Fernandes. Na divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município de Pau dos Ferros era constituído de 3 (três) distritos, quais sejam: Joaquim Correia (Encanto), Rafael Fernandes e Riacho de Santana.

O Projeto-lei que originou a referida Lei foi o de número 448/53, de 9 de dezembro de 1953, de autoria do deputado e Advogado Israel Ferreira Nunes, publicado no DOE-RN do dia 20 de novembro de 1953.

JUSTIFICATIVA: O povoado de Varzinha encravado no município de PAU DOS FERROS, apesar de muito novo é um dos mais prósperos da zona oeste. Tem todos os requisitos exigidos pela Constituição e o seu desenvolvimento é constante em todos os (...) matricula e freqüência escolar. Há no povoado igreja, barracão destinado a feira e 82 casas particulares além dos armazéns próprio ao comércio.

Na sua Justificativa, continua o Deputado:

RAFAEL FERNANDES, um dos homens públicos norte-rio-grandense, que desapareceu moço ainda e deixando uma longa folha de serviços ao seu estado. Exerceu as funções de prefeito de Mossoró, deputado estadual em três mandatos, deputado federal em duas legislaturas, além de ter sido Governador do Estado e Interventor Federal, em cujo cargo implantou no RIO GRANDE DO NORTE um regime de absoluta paz e tranqüilidade. Nasceu em Pau dos Ferros, descendente de uma importante família radicada naquele município e em toda zona oeste. Ninguém pode ter mais direito a uma homenagem tão justa com esse que se proporciona a um morto tão ilustre.

S.S. em 21 de dezembro de 1953
ISRAEL FERREIRA NUNES
Publicado no DOERN de 21/11/1953-sexta feira.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Cosme Júnior