quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Reacender impeachment sem prova envenena política.

A oposição tem o direito de criticar o governo e de estabelecer a estratégia política que considera mais adequada para desgastar a presidente Dilma Rousseff. É a luta pelo poder. O PT também fazia isso na oposição. Mas tal comportamento muitas vezes agravou crises que prejudicaram ainda mais o país.

É o que a oposição está fazendo agora ao insistir em debater um impeachment sem provas. Houve bate-boca e quase confronto físico na terça à noite na Câmara, quando a oposição apresentou questão de ordem ao presidente da Casa, Eduardo Cunha, sobre o rito que ele seguiria ao analisar pedidos de impeachment.

Ora, impeachment demanda motivos políticos e jurídicos. O político, por exemplo, seria a perda de sustentação de um governo no Congresso. É evidente que a base de apoio da presidente Dilma está em frangalhos. Mas não há uma razão jurídica, até o momento, para levar adiante a tese de impeachment da presidente.

Forçar a realização desse debate agora, na sequência da perda do grau de investimento na Standard & Poor’s e no meio da discussão de um pacote econômico, é jogar para aumentar a crise.

Isso vai envenenando o debate político e estimulando a divisão do país. Me parece um mau caminho da parte da oposição, que precisa se lembrar de que pode voltar ao poder um dia e reencontrar adversários que também apostem na desestabilização do governo.

Fonte: http://www.blogdokennedy.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Cosme Júnior