quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Você faz parte do problema ou da solução?

Toda pessoa possui problemas, o sucesso consiste em como se comportar perante o problema.

Quem não tem problema não deve estar vivo, a habilidade para resolução de problemas é um dos atributos mais importante na vida das pessoas, seja vida corporativa ou pessoal e a cada dia tem sido requisitado mais pelas empresas.

Diante de um problema, a pessoa tem duas opções imediatas: ficar do lado da solução ou do problema.

Ficar ao lado do problema a pessoa não consegue raciocinar e deixa o emocional tomar conta, por comodidade, provavelmente por que sabe que alguém vai resolvê-lo, ou por incompetência que é a falta de conhecimento e habilidade de como agir nesta situação, se tornando mais um peso no problema.

Ficar ao lado da solução consiste em um primeiro passo identificar o tipo do problema, onde existe somente três tipos:

1- Aquele que você pode resolver;

2- Aquele que você pode influenciar na resolução;

3- E aquele que você não tem qualquer influência ou poder para solucionar.

Para o primeiro, a resolução só depende de você, resolva Hoje! Imagine a sensação de alívio ao final do dia tendo este problema resolvido e que só dependia de você. Calcule as consequências, arregace as mangas e RESOLVA! Não deixe para fazer amanhã, o que pode ser feito hoje.

Para o segundo, o mais comum no dia a dia das empresas, reúna as informações, pessoas, recursos que forem necessários para iniciar a influência sobre a resolução e comunique o problema de forma clara se posicionando como parte da SOLUÇÃO, e não mais um problema, por exemplo reclamando do que deverá ser feito ou questionando por que isso foi acontecer. Esquece! Você tem um desafio nas mãos e deverá ser maior do que ele para ultrapassa-lo.

Seja criativo nas opções de resolução e avalie suas consequências e impactos, como custos, prazos e pessoas envolvidas, selecione três opções e compartilhe com as pessoas que poderão exercer influência na questão, com isso abre-se um debate positivo sobre como deveremos chegar do outro lado e a pessoa poderá agregar a partir daquele ponto que você já percorreu.

Deixamos muitas vezes oportunidades fantásticas passar por não termos a serenidade perante o problema para despertar o lado imaginativo e criar opções que invariavelmente é melhor para os dois lados.

Quando o cliente liga esbravejando pedindo uma qualidade de atendimento que ele sabiamente não tem, como prazos de respostas acima do contratado, podemos ter dois pontos de vista, realizar o atendimento no grito e ficar com o prejuízo, educando o cliente de forma errada, ou criar uma oportunidade de vender um outro tipo de contrato com este mesmo cliente, se ele tem a necessidade, nós temos a solução.

Transforme seus problemas em Oportunidades.

PROBLEMA É OPORTUNIDADE!

Oportunidade de vender mais,

Oportunidade de aprender,

Oportunidade de ensinar,

Oportunidade de melhorar a si mesmo,

Oportunidade de aprimorar as habilidades,

Oportunidade de divulgar as resoluções,

Oportunidade de conversar com as pessoas,

Oportunidade de manter contato com os clientes,

Oportunidade de criar padrões para situações parecidas,

Oportunidade de marketing,

Oportunidade de CRESCER.

Se o problema te dá aquele frio na barriga, multiplique por mil a oportunidade gerada para você.

Para o terceiro tipo de problema, aqueles que não podemos resolver ou não temos qualquer influência na resolução, é onde mora a felicidade. Ai eu que te pergunto, o que fazer? Vamos para o bar tomar uma e buscar serenidade para identificarmos e diferenciarmos os tipos de problemas que temos.

Fonte: http://www.l3crm.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Cosme Júnior