domingo, 13 de maio de 2012

O sim e o não no orçamento doméstico.


A grande preocupação da maioria das famílias brasileiras é tentar conciliar, no final de cada mês, a receita com as despesas. Muitas vezes esta supera aquela causando grandes transtornos no orçamento familiar. Mesmo quando a conta está igual, também há riscos, principalmente quando ocorrem pequenos imprevistos que poderá gerar uma bola de neve, isto porque não havia sido feito uma pequena poupança. 

Quando a conta não bate vamos socorrer a empréstimos bancários ou a terceiros (agiotas) complicando ainda mais a situação, quando não chega a ter o seu nome inserido nos serviços de proteção de crédito (SPC ou Serasa) ou ainda quando não vem o Oficial de Justiça lhe intimando para uma audiência ou de uma Ação de Cobrança.

Para que isto não aconteça é necessário, antes de tudo, uma mudança de comportamento. E isto passa por um sério planejamento. Primeiro passo é ter consciência de que não há necessidade de vender uma imagem que você não é ou não tem condições de ter. Muitas pessoas compram roupas de marcas, jóias caras, bons perfumes, ida frequênte a restaurantes caros quando na verdade não tem orçamento para isto. É querer ter e aparecer sem respaldo financeiro algum, é a famosa irracionalidade em consumidores compulsivos, que não sabem ou não querem entender que o descuido com o seu orçamento poderá deixar outros orçamentos comprometidos a exemplos de familiares (pais) e de terceiros (donos de lojas dentre outros credores).

Passada esta fase de reflexão apresento três dicas para se livrar do consumo sem previsão financeira. Quando você estiver diante de um produto que lhe despertar o interesse por comprá-lo faça as seguintes perguntas, na sequência, se a resposta for não, logo na primeira pergunta ou segunda, você já não compra o produto.

Primeira pergunta: Você tem orçamento para comprar este produto? Se sim, continua; se não desiste das duas outras perguntas. Segunda pergunta: Você realmente está precisando deste produto? Se sim, continua; se não desiste da outra pergunta. Terceira e ultima: A compra deste produto pode esperar para o mês ou os meses seguintes?  

Tudo isto poderá, a princípio, passar uma ideia de mesquinhez. Nada disto. Nada melhor do que você ter o seu dinheiro e utilizá-lo com responsabilidade comprando as coisas que você gosta e principalmente que você pode comprar. Fica dica!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Cosme Júnior