quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Operação da Polícia Civil da PB e RN prende 16 por tráfico de drogas.

Policiais da Policia Civil do Rio Grande do Norte em parceria com policiais do Alto Sertão Paraibano realizaram, na madrugada desta quinta-feira (9) uma mega operação para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão nos municípios de Cajazeiras, Uiraúna, São João do Rio do Peixe, Pau dos Ferros e varias outras cidades dos dois estados.

A operação contou com a participação de cerca de 150 policiais e 15 delegados. O principal objetivo da operação foi desarticular uma associação criminosa de traficantes de drogas que atuava nos território potiguar e paraibano.

A Operação “Cristal” fora realizada pela Policia Civil do Rio Grande do Norte, sob a coordenação do delegado da 4ª Delegacia Regional de Policia Civil de Pau dos Ferros, Inácio Rodrigues e com o apoio operacional da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), comandada pelo delegado Odilon Teodósio, juntamente com policiais da Paraíba.

Na Paraíba, os policiais montaram um verdadeiro quartel general em um Colégio Estadual no município de São João do Rio do Peixe, o local foi utilizado para a realização dos trabalhos da polícia que montou cartórios em oito salas.

Na operação foram apreendidas armas e drogas e feita à prisão de oito pessoas, através de mandatos de prisão, expedidos pela justiça.

Conforme o delegado de Pau dos Ferros, Inácio Rodrigues, as investigações começaram desde setembro do ano passado, a partir de um trabalho investigativo realizado pelos policiais da 4ª DRP. “Ao longo desse trabalho já conseguimos a prisão de cerca de 16 pessoas do RN e PB que era responsável por essa organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas, esse pessoal era responsável pelo abastecimento de mais de 50 bocas de fumo existentes somente aqui no RN”, comentou o delegado Inácio Rodrigues. Dos presos 7 foram presos na cidade de Cajazeiras, 03 em Pau dos Ferros e outros 6 no ano passado. Os policiais ainda conseguiram apreender 02 revolveres calibre 38 e uma moto adulterada, vários celulares e documentos que serão periciados.

Segundo o delegado da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE/RN), Odilon Teodósio, a realização de ações conjuntas entre as polícias da Paraíba e do Rio Grande do Norte vão continuar, porque essa parceria esta deixando resultados positivos para a sociedade.

A Polícia Civil e Militar da Paraíba ficou sob o comando do superintendente Regional da polícia civil, Gilson Telles, que juntamente com os policiais do RN reprimiu e desarticular o tráfico de drogas no Alto Sertão Paraíba.

A operação foi realizada por homens de grupos especiais da polícia das cidades de  Cajazeiras, Campina Grande, Monteiro, Patos e Itaporanga.

Ao todo, a polícia da Paraíba cumpriu seis mandados de prisão por tráfico de drogas e fez outra prisão em flagrante. Entre os presos está Francisco de Sousa Silva, 30 anos, conhecido por "Eudinho”, que, de acordo com o delegado regional, Gilson Teles, comandava o tráfico na região de Cajazeiras. "Eudinho era o líder da maior quadrilha organizada que atuava em Cajazeiras”, destacou o delegado. 

Também foram presos em Cajazeiras Maria Luzimar Cruz Pereira, 58 anos; o filho dela, Lucerlaneo Cruz Pereira, 28 anos, conhecido como "Cabeção”; Valter de Sousa Soares, 26 anos, conhecido como "Miúdo”; Elizabete Gomes Albuquerque, 26 anos, conhecida como "Beta”; Elmo da Silva Alexandre, 33 anos, e Eduardo da Silva Alexandre, 30 anos, conhecido como "Coca”. Este último foi preso em flagrante com oito pedras de crack, aproximadamente 400g da droga. Três pessoas foram presas no Rio Grande do Norte.
Todos os presos serão levados inicialmente para a Delegacia de polícia civil de Cajazeiras e na seqüência conduzidos para o Centro de Detenção Provisória de Pau dos Ferros no Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

Para o diretor da DPCIM/RN, delegado José Carlos Oliveira, o resultado da operação foi muito positivo. “O delegado Inácio Rodrigues esta de parabéns pelo excelente trabalho que realizou juntamente com os policiais do RN e da PB”, desatacou o delegado Jose Carlos que garante que vai manter o trabalho de entrosamento com as policias dos vizinhos estados.

Os pedidos de Busca e Apreensão, Prisão Preventiva e Temporária foram deferidos pelo magistrado Osvaldo Candido de Lima Junior enquanto esteve em substituição legal na Vara Criminal de Pau dos Ferros/RN, em face das férias do Juiz Titular Rivaldo Pereira Neto que acompanhou o trabalho de investigação da polícia civil desde setembro de 2011 e que estava sendo informado de todo o desenrolar da operação Cristal na manhã de hoje.

Fonte: Diário de Natal, Folha do Sertão e Vara Criminal de Pau dos Ferros/RN.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Cosme Júnior