sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Visitando a Serra Gaúcha.


Aproveitando um pouco das férias estamos visitando a Serra Gaúcha tendo como ponto principal a cidade de Gramado/RS. Antes de falar sobre as nossas impressões gostaria de falar um pouco sobre este município.
Gramado é um município relativamente novo assim como os nossos. Emancipou-se em 15 de dezembro de 1954 e tem precisamente 57 anos. Possui 17 escolas de ensino fundamental e 14 escolas de educação infantil (creches), junto às escolas existem 13 ginásios de esportes. Nas 31 escolas possui cerca de 4.200 alunos e dentro da sua grade curricular existe uma disciplina voltada para o turismo e preservação ambiental. (Pense ai).

Tem uma economia voltada ao turismo (90% de sua receita é proveniente da atividade turística), a cidade recebe anualmente cerca de 2,5 milhões de turistas. Os turistas de fora do país gastam em média US$ 79/dia e o turista doméstico, US$ 46/dia, segundo dados da Embratur e da CVC.

No setor industrial o município de Gramado conta com mais de 100 indústrias no setor de móveis, 19 fábricas de chocolates, dezenas de malharias e outra centena de empresas que trabalham na construção civil – um dos setores mais rentáveis do município. A agroindústria também tem grande destaque na economia local, uma vez que emprega famílias inteiras – de imigrantes italianos e alemães em sua maioria – em mais de 70 empresas artesanais ou semi-artesanais que produzem mel, geleia, vinho, queijo, graspa, pão caseiro e cuca. 

Um detalhe da atividade econômica local é a utilização de matéria prima da própria região, como a madeira, o couro e os produtos coloniais. Mais de 300 artesãos fazem parte da associação municipal da classe, sendo que 100 famílias dependem exclusivamente desta atividade econômica.
 
No comércio a cidade conta com diversas lojas de artes, artesanato, calçados e bolsas, casa e decoração, chocolate caseiro, couros e peles, floriculturas, malharias, móveis, música, vestuário. Destacam-se também os restaurantes.

A população do município é estimada em 33.706 habitantes, destes cerca de 84% vivendo na área urbana e 16% vivendo em área rural. 

Eventos importantes e que atraem milhares de turistas, são o festival natalino conhecido como Natal Luz, Páscoa, Festival de Cinema e a Festa da Colônia, esta uma das festividades mais integradora dos grupos que colonizaram a região: açorianos, alemães e italianos.

Entre as atrações mais visitadas pelos turistas estão o Mirante Vale do Quilombo, o lago Negro, o lago Joaquina Bier, o pórtico de entrada via Taquara, o pórtico de entrada via Nova Petrópolis, o Mini Mundo, a Cascata Véu de Noiva, a Aldeia do Papai Noel, no Parque Knorr, o Palácio dos Festivais, a Praça das Bandeiras, a rua Madre Verônica (rua coberta), a praça Major Nicoletti, a igreja São Pedro, o centro de cultura, o Museu dos Festivais de Cinema, igreja luterana, fábricas de chocolate, Museu de Cera Dreamland, inaugurado em dezembro de 2009 dentre outros.

Considerações do Blog:

Está na Serra Gaúcha é está num local completamente diferente. Não apenas pelo clima, mas, principalmente, pela forma como as coisas são pensadas e olha que estamos falando de um município novo e sem grandes proporções territoriais. As pessoas são muito trabalhadoras, donos de vinícolas hoje já milionários estão ali diariamente com a mão da massa. O trabalho familiar é muito presente seja no comércio ou na agricultura.
A uma preocupação dos moradores com a preservação da cidade, com a limpeza e muito respeito com as pessoas, para se ter uma idéia não há semáforos, faz necessários apenas colocar o pé na faixa de pedestre que os carros param... experimente fazer isto em Natal/RN (rs).

Dentro do espetáculo Natal Luz (Novembro a Janeiro) existem várias atrações diariamente, umas gratuitas e outras pagas, mas todas muito belas a exemplo da Arvore Cantante, Fantástica Fábrica de Natal, o espetáculo Nativitaten e do Grande Desfile de Natal dentre tantos outros.

Os municípios quando vêem outro município vizinho crescendo querem fomentar uma atividade para se desenvolver também a exemplo dos municípios de Canela, Nova Petrópolis, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e Caxias do Sul. É o que chamo de uma inveja sadia. Percebemos que na vida diária de seus habitantes não há glamour, mas muito e muito trabalho e uma mudança de pensamento acerca de muitas coisas.   

Um fator interessante é que até o presente momento, apesar de vários espetáculos organizados pela Prefeitura Municipal e o Ministério da Cultura dentro da programação do Natal Luz, com ajuda de vários patrocinadores, não vimos aqueles discursos chatos dos políticos que utilizam estas ocasiões para se promoverem, na verdade não é anunciado nem sequer o nome do Prefeito Municipal. 

Outro aspecto importante que observei em Gramado foi a grande quantidade de turistas nordestinos provenientes da Bahia, Ceará e inclusive pessoas das vizinhas cidades de Caicó/RN e Cajazeiras/PB. A explicação é o crescimento do poder aquisito em face das condições econômicas vivenciadas pelo nosso país nos últimos anos. Se dizem que o momento atual é do Brasil e eu acrescento que agora é a do Nordeste.

Segue abaixo algumas fotos:





















Observação: Amanhã colocaremos mais fotos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Cosme Júnior