domingo, 6 de março de 2011

Açude da Gangorra falta 10 cm para sangrar.

O Açude da Gangorra ou Santana, com uma capacidade de 7.000.000 de metros cúbicos de água, é hoje o maior reservatório no município de Rafael Fernandes e está muito perto de jorrar água pelo seu sangradouro. Hoje, por volta das 17: 00 horas, faltava tão somente 10 cm para que a lamina d’água viesse a superar a parede de cimento.

O Açude da Gangorra teve a sua obra iniciada no ano de 1908, através de recursos federais conseguidos com o Dep. Estadual Joaquim Correia junto a Antiga Inspetoria de Obras contra as Secas. Na época, empregou-se muita mão de obra e devido a falta de materiais para a realização da obra, tais como carro de mão, tratores dentre outros, o trabalho era realizado com padiola, couro de boi e as pedras eram carregadas a lombo de burros e jumentos. Uma técnica bem diferente dos dias de hoje.

O referido açude serve para abastecer a comunidade Gangorrinha, contribui para a produção de peixes, que são comercializados no município e nas cidades circunvizinhas e é extremamente importante para os agricultores que, no período de estiagem, plantam as vazantes. Além do mais contribui para manter o nível dos cacimbões, propício para a irrigação, ao longo do leito do Rio Apodi Mossoró.

Segue, abaixo, algumas fotos tiradas no dia de hoje do Centenário Açude Rafaelense.











0 comentários:

Postar um comentário

 
Cosme Júnior