domingo, 5 de dezembro de 2010

Termo de Casamento mais antigo da Paróquia de Pau dos Ferros/RN.

Dando continuidade a minha pesquisa histórica sobre o nosso município de Rafael Fernandes, me deparei com o Termo de Casamento (foto ilustrativa) mais antigo da Paróquia de Pau dos Ferros, datado de 27 de outubro de 1765, e registra o casamento entre João Quiryno e Custódia Maria da Cunha. O que me chamou a atenção, neste termo, foi a ortografia vigente à época e a possibilidade de conhecermos como eram feitas as celebrações de casamento das primeiras famílias que vieram povoar o município de Rafael Fernandes que, certamente, tinham as mesmas formalidades do termo abaixo.

Este termo é o mais antigo assentamento que possui o arquivo da paróquia de Pau dos Ferros, e está lançado na primeira página existente do livro de registro de casamentos, relativo aos anos de 1765 a 1784, nove anos posteriores à criação da Freguesia. Convém salientar que o arquivo paroquial se encontra desfalcado de sua documentação relativa ao primeiro século de existência.

Têrmo de Casamento

“Aos vinte e sete dias de oitubro, de tarde, do anno de mil settencentos e secenta e cinco, nesta Matriz de Pao dos Ferros, corridos os banhos nesta freguezia, donde são os nubentes moradores, e não menos na freguezia de Piancó donde o nubente he natural e justificando a nubente ter vindo para esta ditta freguezia de menoridade como tudo constou dos papaeis que em meu poder ficão, e em minha presença e das testemunhas abaixo assignadas, a saber Manoel Reis, Anna Pereyra Silveira e Igna´cio Pereyra dos reis, cazados, moradores nesta povoação, se cazarão em face da Igreja solennemente João Quiryno, natural do Piancó, filho legitimo de Manoel Dourado Quiryno e de Margarida Martins, naturaes da freguezia do Piancó, neto materno de Raymundo Rodrigues e de Izabel da Silveira, defuntos, com Custódia Maria da Cunha, natural do Rio Sam Francisco e moradora que foi na ...(ilegível), neta materna de Antonio Rodrigues e de Luiza Maria da Cunha, e o mais que falta se ignora, e logo receberão as bençãos na forma da Igreja, sendo primeiro examinados da Doctrina Christã na forma do Pastoral de Sua Excellencia Reverendíssima, e para clareza do Acto, Eu, José Pereyra Lobato, Cura e Vigário da Vara desta Freguezia, fiz esse assento em o qual assigno c’o as testhas. que assignarão em dia e era supra. a. a.) Jozé Pereyra Lobato – Cura e Vigario da vara de Apody – Manoel Reis – Anna Pereyra”.

Fonte: Revista Comemorativa do Bi-Centenário da Paróquia e Centenário do Município de Pau dos Ferros, Dezembro de 1956.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Cosme Júnior