quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Para governar é preciso ouvir

Sempre tive muita vontade de ler a Bíblia, contudo a falta de tempo aliada à complexidade da linguagem dos textos bíblicos fez com que eu pensasse num método, a meu ver, mais adequado. Resolvi seguir um conselho de um ex-padre da nossa paróquia que, certo dia, ao celebrar uma missa na nossa comunidade (Gangorrinha) pediu aos fiés que lessem mais a Bíblia, pelo menos um capítulo por dia.

Resolvi então seguir o conselho do estimável padre e desde, então, não consigo dormir sem antes ler um capítulo da Bíblia. Em face desta leitura diária me deparei, no livro do Reis 1, com um capitulo muito interessante  intitulado: Para governar é preciso ouvir. Uma bela passagem em que o rei Salomão poderia pedir tudo a Deus e naquele momento pede tão somente sabedoria para governar. Segue a passagem transcrita na integra.

4 O rei foi a Gabaon para oferecer sacrifícios, porque esse lugar alto era o mais importante de todos. E Salomão ofereceu mil holocaustos sobre esse altar. 5 Em Gabaon, durante a noite, Javé apareceu em sonhos a Salomão. Deus lhe disse: «Peça. O que lhe posso dar?» 6 Salomão respondeu: «Tu demonstraste grande amor para com o teu servo Davi, meu pai, porque, diante de ti, ele caminhou na fidelidade, na justiça e na retidão de coração para contigo. Tu guardaste para com ele esse grande amor e lhe deste um filho que hoje se assenta no trono dele. 7 Agora, Javé meu Deus, és tu que fazes teu servo reinar no lugar de meu pai Davi. Eu sou bem jovem e não sei como governar. 8 O teu servo se encontra no meio do teu povo que escolheste, povo numeroso que não se pode contar nem calcular, de tão grande que é. 9 Ensina-me a ouvir, para que eu saiba governar o teu povo e discernir entre o bem e o mal. Pois quem poderia governar esse teu povo tão numeroso?» 10 Agradou ao Senhor que Salomão tivesse pedido essas coisas. 11 Então Deus disse para ele: «Porque você pediu isso, e não vida longa para você, nem riquezas, nem a morte de seus inimigos, mas discernimento para ouvir e julgar, 12 eu farei o que você pediu. Darei a você mente sábia e inteligente, como ninguém teve antes de você e ninguém terá depois. 13 Eu lhe darei também o que você não pediu: riqueza e fama, de modo que não haverá nenhum rei que se iguale a você, durante toda a sua vida. 14 E se você andar nos meus caminhos, observando meus estatutos e mandamentos, como fez o seu pai Davi, eu lhe darei vida longa». 15 Então Salomão acordou e percebeu que tudo isso tinha sido um sonho. Foi para Jerusalém e ficou diante da arca de Javé. Em seguida, ofereceu holocaustos, sacrifícios de comunhão e deu para toda a sua corte um banquete.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Cosme Júnior