segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Festa de Santa Luzia termina com chuva em Rafael Fernandes.

A Capela de Santa Luzia em Rafael Fernandes encerrou nesta segunda-feira (13) as celebrações em torno da Festa de Santa Luzia. Essa festa, que se confunde com as origens do município, começou no ultimo dia 09 com caminhada, acolhida as comunidades, hasteamento das Bandeiras, celebração eucarística celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana e a apresentação do Coral "Vida em Canto" do CAMEAM/UERN.

A partir das 1700 horas de hoje ocorreu à tradicional procissão de Santa Luzia pelas principais ruas do município de Rafael Fernandes, seguindo o itinerário previsto pela comissão organizadora, quais sejam: Ruas D. Pedro II, Francisco de Oliveira Filho, 21 de Outubro, Antonio Justino de Oliveira, José Silva, Travessa do Cemitério, Egídio Chagas, José Martins de Oliveira, Santo Antonio, Pe. Miguelinho e por ultimo a Praça da Matriz.

Uma atração a parte foi a grande chuva que não parou durante toda a procissão, tendo os fieis seguido, todo o percurso, rezando e cantando em louvor a Santa protetora contra doenças nos olhos.

Segundo a história, Santa Luiza foi uma jovem que viveu em 303 d.c. e tomou a decisão de servir a Cristo. No entanto, a família queria que ela se casasse com uma pessoa importante da comunidade e não se conformou com a decisão. Ela terminou sendo entregue ao imperador da época, foi perseguida, martirizada, inclusive teve seus olhos arrancados, e a tradição mostra que no dia seguinte seus olhos estavam intactos. Ela terminou sendo decapitada.

De acordo com o Padre José Janedson, que presidia a celebração, estava previsto, após a procissão, um grande show pirotécnico, o que não foi possível pela ação da chuva, que amenizou o clima de vários municípios oestanos na tarde de hoje. Quem sabe já não foi uma providência divina.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Cosme Júnior