As redes sociais serão o
diferencial da campanha eleitoral de 2014. E a presidente Dilma Rousseff está
atenta. Nesta semana, a presidente lançou a página do Palácio do Planalto no
Facebook. Outro exemplo é que, em setembro, Dilma retomou a utilização do seu
microblog – esquecido desde dezembro de 2010. “A presidente está usando a
principal vantagem de quem está no poder – comunicar seus feitos para a
população”, avalia o especialista em marketing, Gabriel Rossi.
O especialista avalia que o
Facebook é uma ferramenta chave neste processo por dois motivos. “Primeiro:
cada vez mais internautas estão utilizando esta rede social como uma internet
dentro da internet, ou seja, realizam boa parte das atividades virtuais lá
dentro. E, em segundo lugar, diferente do Twitter, o Facebook permite uma
interação mais aprofundada, de estreitamento de laços e discussão de ideias.”
No entanto, Rossi alerta que há
riscos que devem ser considerados. O maior legado das manifestações do meio do
ano foi deixar o eleitor ainda mais inquisitivo, cínico e cético em relação à
classe política. “Este perfil demonstra que não basta estar no Facebook. É
necessário entender o comportamento do eleitor, manter o diálogo com ele e
humanizar esta relação. A grande verdade é que as equipes de marketing dos
políticos brasileiros ainda menosprezam as redes sociais e não atuam com
profissionalismo.”
Fonte: Tribuna do Norte
0 comentários:
Postar um comentário