sexta-feira, 10 de agosto de 2012

11 de agosto dia do Advogado.


Neste sábado, 11 de agosto, comemoraremos o Dia do Advogado, ocasião que coincide com a data da criação dos cursos jurídicos no Brasil, que aconteceu há 185 anos no Convento de São Francisco, em São Paulo, no Mosteiro de São Bento, em Olinda.

O advogado é um dos profissionais mais antigos de que se tem notícia em toda a História do Mundo. Temos relatos históricos do surgimento da advocacia na antiga Suméria, séculos antes de Cristo, quando na defesa de pessoas, bens ou interesses diversos, aqueles profissionais já exerciam efetivamente o nobre mister da advocacia.

Desde que, pela primeira vez, se descumpriu uma lei ou se contrariou um direito entrou em cena um advogado, seja apresentando a acusação ou sustentando a defesa.

O advogado é um profissional liberal, com registro profissional na Ordem dos Advogados do Brasil. Portanto, com legitimidade para postular em juízo, ou fora dele os diversos interesses de pessoas, empresas ou instituições, buscando sempre de maneira ética e nos termos da lei exercer na prática o bom direito, do qual nunca deverá se desviar.

A obrigação principal do advogado é perseguir a satisfação dos direitos de seu cliente, mas tem que ser entendido que essa obrigação, ao contrário de outras profissões, é de meio, ou seja, ele deve agir com lisura e diligência para buscar realizar o fim esperado.

O advogado é fundamental para a administração da Justiça. Ninguém pode ser privado da representação por um advogado. Caso não tenha recursos, o Estado deverá fornecer um defensor público.

Segundo o blog Exame de Ordem, o Brasil tem a terceira maior população de advogados do mundo, registrando, conforme dados da OAB até 2010, 713 mil inscritos em seus quadros.

Em primeiro lugar fica os Estados Unidos, com mais de um milhão de advogados, seguido pela Índia, que se aproxima desse número.
 
Portanto, os advogados têm importância ímpar na defesa intransigente do Direito, sempre tendo em vista os lídimos desejos da sociedade. Afinal, ele é a última tábua de salvação para os que necessitam de Justiça.

Como dizia o célebre Rui Barbosa, nosso ilustre patrono: “legalidade e liberdade são as tábuas da vocação do advogado”.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Cosme Júnior