sexta-feira, 27 de julho de 2012

Para não dizer que não falei de registro de candidatura.


O pedido de registro de candidatura do ex-prefeito Mário Costa de Oliveira foi indeferido, no ultimo dia 26, pelo Juiz de Direito da 40ª Zona Eleitoral de Pau dos Ferros/RN, Dr. Osvaldo Cândido de Lima Junior. Através do seu advogado, Dr. Paulo Lobo Saraiva, o candidato deverá manejar, nos próximos dias, um recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.

Toda esta situação nos remete ao ano de 2008 quando o ex-prefeito José de Nicodemo Ferreira recorreu da decisão que indeferiu o seu pedido de registro de candidatura, na época o Juiz Eleitoral era o Dr. Ricardo Henrique de Farias, mas não logrou êxito junto ao TRE/RN, preferindo abdicar em favor do seu filho Nicodemo Junior que alcançou a vitória nas urnas naquele ano. Juridicamente falando estamos diante de um caso semelhante e normal, pois nem sempre todo pedido em primeiro grau é deferido, cabendo recursos as cortes superiores para confirmar ou não o seu direito.

Caso o Ex-Prefeito Mário Oliveira não obtenha um resultado positivo junto ao TRE/RN, que terá quer julgar todas estas demandas até o dia 25 de agosto de 2012, caberá ao pretenso candidato, a meu ver, 03 (três) alternativas.

Primeira. Recorrer junto ao TSE desta decisão, contudo o prazo para este órgão julgar todos os recursos será até o dia 27 de setembro 2012, portanto, muito próximo das eleições e, ainda mais, com duas decisões desfavoráveis.

Segunda. Indicar o nome de uma pessoa de sua confiança e aceita por seu grupo político. No caso a pessoa mais indicada, a meu ver, seria o da sua irmã, a professora Maria Alzira, que se apresenta como um nome bastante forte, uma vez que se trata de uma pessoa sem rejeição política, atua como professora há bastante tempo lecionando no ensino médio, portanto, a grande maioria dos jovens rafaelenses é ou já foram seus alunos; tem um esposo médico que mora e trabalha a mais de 30 (trinta) anos prestando serviços no município e, por ultimo, trabalhou 08 (oito) anos como secretária de saúde que, juntamente com o ex-secretário de transporte Sergio Sena, eram os secretários melhores avaliados na administração do seu irmão e ex-prefeito Mário Oliveira.

Terceira opção. A política é uma arte para somar e não dividir, caso as pesquisas eleitorais feitas para o consumo interno não estejam tão favoráveis é melhor repensar a estratégia e evitar qualquer risco, mesmo o mínimo do mínimo. Como em se tratando de política tudo é possível acho que seria viável então sentar numa mesa os representantes das duas coligações oposicionistas, em Rafael Fernandes, e encontrar um nome que possa reunir os projetos políticos dos dois grupos. De um lado Mário Oliveira e Antonio Filho (DEM) e do outro lado o professor Sergio Sena (PR) e a vereadora Lívia Sonalle (PT).

Termino com uma das frases do ex-presidente Lula: “Não é uma eleição fácil. É como time de futebol. Quando o time está ganhando de um à zero, de dois a zero, quando o time está ganhando, recua, não quer mais fazer falta, pênalti, fica só rebatendo a bola. E quem está perdendo vem para cima com tudo, e é com gol de mão, de cabeça, de chute, de canela. Não tem jogo ganho ou fácil”.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Cosme Júnior