segunda-feira, 2 de abril de 2012

Rafael Fernandes/RN: Funasa sugere alterações na execução de projeto de abastecimento d’água.

Em junho de 2010 deu-se início a construção de uma caixa d’água na comunidade Gangorrinha, município de Rafael Fernandes/RN, com capacidade para 42 mil litros (informações preliminares). Ao termino do projeto esta água irá abastecer as comunidades rurais de Gangorrinha, Cantinho dentre outras que poderão ser beneficiadas. Esta obra é fruto de recursos provenientes de convênio firmado entre a FUNASA (Ministério da Saúde) e da Prefeitura Municipal de Rafael Fernandes, no montante de R$ 357.800,00. 

A primeira etapa do projeto ficou a cargo da empresa Cândida Construções e Serviços LTDA, pertencente ao senhor Francisco Sales Libânio, possivelmente pré-candidato pelo PMDB no vizinho município de Paraná. Abaixo extrato do processo de licitação nº004/2010:

Tomada de Preço 004/2010. Contratante: Prefeitura Municipal de Rafael Fernandes/RN - Contratada: Cândida Construções e Serviços Ltda. Objeto: a contratação de empresa para construção da 1ª Etapa do Sistema de Abastecimento de água na Comunidade Rural denominada "Gangorra" neste município. LEGALIDADE: Lei Federal nº 8.666/93. VALOR: R$ 357.800,00. DOTAÇÃO: As despesas decorrentes do objeto desta licitação serão custeadas com recursos oriundos do convênio MS/FUNASA/PMRF. VIGÊNCIA: a partir da emissão da Ordem de Serviços até 180 dias consecutivos. RAFAELFERNANDES-RN 30/06/2010. José de Nicodemo Ferreira Júnior - Pela Contratante e Francisco Sales Libanio - Pela Contratada.

A tubulação escolhida para levar a água até o reservatório e distribuir para as residências foi 50 mm de diâmetro. Os técnicos da FUNASA, em visita recente a comunidade, determinaram a mudança de toda a tubulação que leva a água do açude Gangorra até a referida caixa d’água, uma vez que a tubulação escolhida estava em desacordo com o projeto. 

Ficou estabelecido, então, que a alimentação do reservatório deve ser feito através de uma tubulação de 75 mm diâmetro e não 50 mm como estava inicialmente. Com o auxílio de uma retroescavadeira e trabalhadores braçais foi dado início, neste sábado, o cumprimento das solicitações feitas pela conveniada.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Cosme Júnior