sábado, 21 de abril de 2012

Corrupção, o que eu tenho a ver com isso?

Neste dia 21 de abril de 2012 está ocorrendo, em todo o Brasil, notadamente nos grandes centros, uma marcha Nacional contra a Corrupção. Aproveitamos o ensejo e estamos publicando, abaixo, um texto sobre o tema corrupção, suas causas e consequências. Boa leitura.

Corrupção, o que eu tenho a ver com isso?

Dados da Transparência Internacional indicam que o Brasil pode responder por mais de 40% de todo o dinheiro movimentado pela corrupção no mundo. Decerto, grande parte desse dinheiro é surrupiada por políticos corruptos dos cofres públicos. Talvez por isso muitos brasileiros estejam deixando de acreditar na política. Assim, a atividade política passa a ser vista pejorativamente.

É contraditório. No momento em que mais se pode participar da política, mais desconfiança ela desperta. Há pouco mais de duas décadas a democracia foi apresentada como a solução para os males do Brasil, mas hoje impera frustrações. A principal delas é que a democracia - isto é, o governo da maioria do povo - está entregue às elites. Pior: parte dessa elite está na política só para locupletar-se dos bens públicos.

Com efeito, em qualquer sondagem aos brasileiros sobre o que eles pensam a respeito da política, provavelmente dirão que é um lucrativo meio de sobrevivência. A visão de que se entra para política para "se dar bem" faz parte do imaginário popular. Isso fica mais claro pelo tom irônico que a maioria das discussões sobre a política assume. Na mídia, por exemplo, geralmente predomina o debate sensacionalista sobre os casos de corrupção.

A corrupção é a verdadeira face política brasileira? Os políticos profissionais teimam em dizer que não. É difícil acreditar, pois o que se vê por todos os lados são políticos brigando por poder, cargos, recursos públicos. Assim, nas composições dos governos pouco se pensa em construir condições de governança, mas sobram artimanhas para acomodar os interesses dos líderes políticos.

A ganância por benesses públicas é o que move alguns políticos e são eles os que mancham a política. Talvez tais políticos não sejam a maioria; contudo, é o tipo de postura deles que retrata a política. Por isso, muitos brasileiros se afastam da política, principalmente os cidadãos honestos.

O que muitos cidadãos não sabem é que essa aversão à política abre brechas para os corruptos. Vale refletir: será que a política brasileira está infestada de corruptos por que os bons cidadãos a abandonaram? Hoje é moda dizer que não se importa com a política. Na verdade, os "politicamente corretos" não querem nem saber do que se passa no cenário político.

"O que eu tenho a ver com isso?", indagam os cidadãos "apolíticos" de consciência tranquila. A corrupção na política pode ter causas culturais, estruturais, morais. Não convém delongar aqui sobre isso. Só vale dizer: a corrupção se origina em sociedades onde o povo se priva da vida pública e se enclausura numa moralidade hedonista. A vida privada, com seus inúmeros afazeres, consumos e preocupações, é motor dos indivíduos de hoje.

Não resta tempo para discutir temas públicos. Há muita gente preocupada com um emprego mais rentável, com um novo lançamento de carro, com a melhor escola para os filhos, com a viagem das próximas férias, com o desfecho da telenovela das nove. Mas quando se pergunta em quem votou na última eleição, quase ninguém lembra.

Preocupar-se com as coisas da vida não é ruim, o problema é que este interesse exclusivo e frenético pela "própria vida" está gerando cidadãos alienados. Como é maravilhoso para os corruptos saberem que os cidadãos estão ocupados demais com suas próprias vidinhas. É no desprezo dos cidadãos pela política que os corruptos se fiam. Afinal, por pior que seja o escândalo de corrupção, eles confiam que os cidadãos vão esquecer.

Para os cidadãos que viram as costas à corrupção na política e às questões públicas, fica um recado. Cedo ou tarde vocês vão precisar de emprego, de segurança pública, de hospital, de escola, de aposentadoria, de estradas, mas não encontrão prontamente. Onde foram parar meus impostos? Cadê o dinheiro público? Os corruptos desfalcaram! Aí a ficha vai cair: eu tenho tudo a ver com isso.

Fonte: O Globo – Coluna Alexandre Pereira da Rocha, Cientista político.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Cosme Júnior