Na semana passada foi encontrado num pequeno açude de propriedade do senhor Bezinho, no Sítio Maretas, município de Rafael Fernandes, 03 (três) filhotes de Jacaré. Os filhotes foram capturados após um lance de tarrafa. Segundo informações de moradores um cidadão, natural de Caicó e que residia em Pau dos Ferros, fez a doação de um casal de Jacaré a um senhor, dono de um pequeno sítio naquela localidade, podendo os filhotes capturados serem frutos desta reprodução natural. O mais preocupante é que, de acordo com notícias preliminares, os filhotes de jacaré capturados são da espécie “jacaré-de-papo-amarelo” que tem uma reprodução muito grande, algo em torno de 30 a 60 ovos, podendo está em outros reservatórios de água da Comunidade ou mesmo do município de Rafael Fernandes, colocando em risco a vida de banhistas, varzanteiros e pescadores.
O mesmo problema está ocorrendo no município de Luis Gomes, precisamente no sítio Imbé conforme reportagem postada pelo Portal Luis Gomes RN. Acessar link http://www.luisgomesrn.com/portal/modules/news/article.php?storyid=714
O jacaré-de-papo-amarelo.
É um jacaré típico da América do Sul distribuído no litoral do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. A espécie habita as florestas tropicais, preferindo áreas de baixada, com suas lagoas, lagos e rios. É um animal carnívoro que vive aproximadamente 50 anos.
São conhecidos por este nome pois, durante a fase do acasalamento, estes animais costumam ficar com a área do papo amarelada. Mede em média entre 1,5 m e 2,5 m mas já foram capturados exemplares com mais de 3,5 m. Caracterizam-se por possuírem uma mordida forte, podendo partir o casco de uma tartaruga com extrema facilidade.
Estes animais costumam se alimentar de crustáceos e pequenos mamíferos; eventualmente os exemplares maiores podem atacar presas maiores. O acasalamento ocorre na terra ou em charcos com pouca água. A fêmea coloca 25 ovos em média, num ninho construído entre a vegetação, próximo à água, e cobre os mesmos com folhas secas e areia. Após a postura, a fêmea torna-se mais agressiva e nunca se afasta dos ovos, pois, estes podem ser predados por animais como o lagarto teiú (Tupinambis teguixin ), o quati (Nasua nasua) e o guaxinim (Procyon cancrivorus). Quando nascem, os filhotes se dirigem rapidamente para a água, fugindo de predadores como gaviões e outras aves.
Durante o dia apreciam o "banho de sol" em grupos e à noite, caçam. São animais ectotérmicos (com temperatura variável, de acordo com o ambiente), gostam de calor, não suportam o frio e têm boa visão noturna. Possuem uma longa cauda, útil na disputa por alimento (contra outros animais) e na locomoção dentro da água (a propulsão do jacaré).
Características:
Hábito: Noturno
Comportamento: Grupo
Reprodução: Põe de 30 a 60 ovos.
Incubação: 3 meses
Filhotes: 20 a 40
Alimentação: Mamíferos, peixes e aves
Fonte: http://www.achetudoeregiao.com.br
0 comentários:
Postar um comentário