Atualmente

O Município de Rafael Fernandes possui uma população de 5.040 habitantes de acordo com dados do ultimo censo demográfico do IBGE e um quantitativo de 4250 eleitores, segundo registros do Tribunal Superior Eleitoral de 2016, o que representa 0,177% dos eleitores do Rio Grande do Norte.

O Poder Executivo do município de Rafael Fernandes é representado pelo prefeito e seu gabinete de secretários, seguindo o modelo proposto pela Constituição Federal. Atualmente tendo como prefeito Francisco Bruno Ferreira Costa (MDB) e como vice-prefeito Francisco Sérgio Sena (MDB)
O Poder Legislativo é representado pela Câmara Municipal, composta por nove vereadores eleitos para cargos de quatro anos, em observância ao disposto no artigo 29 da Constituição. Cabe a casa elaborar e votar leis fundamentais à administração e ao Executivo, especialmente o orçamento municipal, conhecida como Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Rafael Fernandes pertence à Comarca de Pau dos Ferros, de segunda entrância e que abrange, ainda, os municípios termos de Água Nova, Encanto, Francisco Dantas, Pau dos Ferros (cidade-sede), Riacho de Santana e São Francisco do Oeste.

 
Cosme Júnior